23 de mar. de 2012

PREÇO X VALOR


Você já conseguiu tocar a felicidade 
e todas as coisas boas que surgem dela?

{fonte}
Fazemos muitas coisas levando em conta o que sentimos e não somente o que necessitamos.
E isso não é ruim. Aliás, é muito bom.
Bom a ponto, de nos orgulharmos a cada vez que nos despedimos de um novo casal oficialmente formado, ainda em seu grande dia.
Essa troca não tem preço. Essa soma tem valor inexplicável. Somos coadjuvantes das histórias de amor que viram filmes, quando somos escolhidos para guardar as primeiras lembranças de uma família que se inicia, no seu exato ponto de partida.
Cultivando muitas sensações e emoções, deste então, vamos nos tornando amigos dessas novas famílias, apreciando cada vez mais suas histórias, vamos nos aprofundando no conhecimento do ser. Porque, para nós, não são apenas pessoas que querem registrar um casamento, são seres que se unem e querem eternizar o momento mais importante de suas vidas. 
E, assim, vamos fazendo amigos. Não conseguimos listar quantas vezes nos encontramos, trocamos emails, ligações, ideias, expectativas e sonhos.

Como pagar por isso? Na conhecemos moeda própria para essa sensação ou números que meçam a felicidade.
O preço é, em geral, o que mais temos medo. Quando vamos comprar algo, sempre ficamos na dúvida se temos condição para novas posses.

Quando estamos vendendo algo, enfatizamos ao máximo o detalhe do detalhe do detalhe para justificar os números.
Somos impulsionados pela economia, para ter sempre mais, porque isso aumenta a sensação de poder, formamos, então, a cadeia do consumo.
É errado? Não podemos precisar, o que vemos é uma grande confusão entre o que é preço e o que é valor.
Não apelaremos para os significados dos dicionários, mas convém lembrar que, muitas vezes, o preço tira mais o sono do que o valor que uma obra pode ter. Ouvimos sempre as comparações sobre os preços do fulano ou do ciclano...

Entretanto, fica a pergunta: “Quanto vale uma lembrança?”

Não para apenas comprar e vender. Para refletir.
Antes de estipular o preço do serviço, seria interessante que colocássemos valor nele. O preço é fácil de calcular. Criam-se tabelas e pacotes, mas o valor daquela lembrança, esse tem como necessidade clara ser incalculável. E mais, ser totalmente variável. Cada profissional tem seu valor, assim como cada valor é único e intransferível. Por isso querer equiparar preços é uma tolice, avaliar valores buscando inspiração, sim, é crescimento, é diferenciação, é valorização, é ser antes mesmo de querer vender. É identidade e confiança!

Sendo assim, reflita: você se apoia no valor do seu trabalho ou no preço que te sustenta?

*Luciana Goulart, Designer, autora do blog Beco70.

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